• Marco A. S. Souza

Por que é preciso buscar onde está o centro de lucro do seu negócio?

Atualizado: 28 de Jun de 2019

Conhecer o centro de lucro da sua empresa é um passo muito importante que deve ser feito. Esta ação vai ajudá-lo a ver que a maior parte dos seus lucros vem de algumas operações, produtos e divisões. No entanto, ainda existem outros departamentos importantes para o funcionamento do seu negócio.


Para entender um pouco mais, tenha em mente o centro de lucro da sua empresa como a área/departamento que ganha dinheiro. Aquele que gera vendas para o seu negócio e adiciona diretamente ao seu lucro final.


Quer um exemplo disso? Pense no seu departamento de marketing e no de vendas. A área de marketing é um centro de custo, enquanto o time de vendas é um centro de lucro. A diferença é que as ações dos marketeiros servirão para aumentar as vendas, mas a receita adquirida entra para a conta dos vendedores.


Até agora você pôde entender a diferença entre centro de custo e de lucro. Mas como fazer essa diferenciação vai ajudar o seu negócio? Confira o nosso post!



Saber onde está o maior retorno financeiro e distribuir o orçamento corretamente


Conhecer claramente o centro de lucro do seu empreendimento vai auxiliar você a saber quais são as áreas que tem maior gasto e como é o seu retorno financeiro. Em outras palavras: é possível verificar quais departamentos impactam mais o seu negócio de forma positiva e como você pode fazer para potencializar os seus resultados.


Tomar esta ação vai ajudá-lo a identificar quais áreas precisam de mais dinheiro para serem eficientes ao realizar as suas operações. Assim, o seu orçamento será mais bem distribuído.

Definir metas futuras


Usar centro de lucro e de custo ajuda você a saber quais são as melhores metas que devem ser definidas. É possível dar mais autonomia para cada segmento da sua empresa, dando a eles a oportunidade de criarem novos projetos e produtos que aumentarão a rentabilidade do seu negócio.


Pode ser estipulado quando cada centro de lucro e custo deve impactar a lucratividade da empresa no mês. Tudo isso de forma realista, sem esperar demais ou pouco dos departamentos do seu empreendimento.


Conhecer o melhor custo-benefício


Saber onde está o centro de lucro do seu negócio também vai ajudá-lo a calcular quais ações terão um melhor custo-benefício na sua empresa. Isso vai acontecer porque será possível:

analisar área por área da sua empresa;verificar de modo objetivo qual departamento usa mais do seu orçamento;compartilhar a responsabilidade do gerenciamento dos gastos com o líder de cada centro de custo;comparar os gastos entre diversos períodos (mensal, trimestral, anual);avaliar se os indicadores foram definidos de modo correto;verificar se as ações estão sendo tomadas para alcançar as metas.


Ter mais participação dos colaboradores


Há ainda a vantagem da melhora na comunicação interna com os seus colaboradores. A partir do momento que você entende as despesas e os ganhos, fica mais fácil adotar uma política de transparência na sua corporação. Os seus funcionários se sentirão mais motivados a participar a partir do momento que conhecerem melhor os motivos das ações que você tem tomado.


Vale a pena lembrar que conseguir definir o centro de lucro e o centro de custo de uma empresa não é uma tarefa fácil. Por isso, na hora que for tomar essa ação é preciso contar com softwares específicos para gestão de lojas no porte da sua. Ao fazer isso, você conseguirá obter excelentes resultados.

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