• Marco A. S. Souza

O que acontece se você perder todos os dados do seu sistema de gestão?

Você é um empresário do varejo, preocupado e organizado, que faz de tudo para sua operação nunca parar, tenta ter tudo sob controle, treina corretamente os colaboradores, investe em equipamentos modernos e rápidos, mas, não se atentou a uma coisa: A segurança dos dados do seu sistema.




Infelizmente, ainda são raros os casos em que empresas possuem cópias de segurança dos dados do sistema de gestão. Por mais simples que pareça, gerar e armazenar backups regularmente é uma tarefa que exige disciplina, além da necessidade de testar as cópias geradas, tão regularmente quanto às gera.


Um bom exercício mental para testar a importância de backups dos arquivos da sua empresa é responder algumas perguntas como essas:


— O que eu perco, caso todos os dados do meu sistema sejam apagados?


— Tenho condições de continuar com minha operação, caso meu sistema reinicie do zero?


— Quanto tempo precisaria para recadastrar todos os dados?


— Quanto seria meu prejuízo, caso precisasse mobilizar uma operação de recadastramento?


Uma das práticas de backup mais seguras da atualidade consiste em mover arquivos de discos locais (HD dos computadores) para a nuvem (servidores externos), cujo a responsabilidade pela segurança dos arquivos passa a ser de grandes players do setor, como Google, Microsoft e Dropbox. Esses servidores possuem tecnologia de replicação de dados, unidas a serviços de recuperação em tempo real, tornando as chances de perda de arquivos quase remota.


Não mova para a nuvem, gere seus arquivos diretamente nela.





A pratica de gerar e mover os arquivos para a nuvem são um tanto quanto antiquadas quando o assunto é sistema de gestão. O ideal hoje em dia é utilizar um sistema web, ou seja, acessível através do navegador de internet, hospedados em servidores externos (nuvem). A vantagem em adotar esse tipo de sistema é que seus dados já serão criados na nuvem, eliminando a necessidade de transporte dos mesmos. Esse tipo de sistema basicamente elimina a necessidade de backups regulares por parte do contratante. A responsabilidade pela segurança dos arquivos passa a ser da empresa contratada.


Portanto, caso tenha ficado preocupado com sua resposta às perguntas feitas anteriormente e ainda possui um sistema offline, dependente de backup manual, sugerimos que procure um sistema na nuvem para gerenciar a operação de sua empresa, que seja atualizado em relação à segurança de seus dados e, claro, que tenha boa reputação na internet.



A Manchester possui um portfólio com excelentes sistemas de gestão em nuvem, atendendo a diversos setores do varejo. Caso precise de ajuda em relação a esse desafio, não deixe de falar conosco.






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