• Marco A. S. Souza

Minha impressora fiscal venceu. E agora?

Os últimos ECFs (Emissores de cupom fiscal), ou impressoras fiscais, foram lacrados em 2015 e como possuem validade de cinco anos, estão com sua vida útil chegando ao fim no início do próximo ano. Com isso, muita gente que ainda possui uma ECF se pergunta o que fazer, já que as revendas não são mais autorizadas a lacrar e vender novas ECFs em São Paulo. Vamos entender como ficou esse cenário


SAT Fiscal a partir de agora


O Sistema Autenticador e Transmissor, SAT Fiscal, é o equipamento substituto das ECFs. Ele é responsável por autenticar os documentos fiscais do estabelecimento, gerados a partir de um sistema comercial e transmiti-los à Secretaria da Fazenda através da internet. Como percebeu, diferentemente das ECFs, o sat depende de dois fatores para seu funcionamento, um sistema comercial e conexão com a internet, não tendo uma versão disponível para operar com teclado programável, comuns na era das ECFs, nem um modelo que opere plenamente offline. 


O SAT possui internamente emissão em contingência, que opera em falhas na conexão com a internet, mas isso não dura muito, em alguns dias o SAT é bloqueado, até que seja conectado à rede novamente e tenha todos seus documentos fiscais transmitidos.


* Atenção, apesar de existirem modelos que utilizam conexão Wi-Fi para comunicação com a internet, a maioria dos SATs conta somente com conexão cabeada. A Manchester recomenda sempre conexão cabeada. 


Qual SAT Escolher ?


Para responder a essa pergunta, alguns critérios devem ser levados em consideração. Os listarei abaixo:


Já possuo um sistema comercial: Nesse caso, consulte o fornecedor do seu sistema e pergunte-o quais modelos são homologados e qual é sua recomendação. Como o sat depende muito da comunicação com o sistema, deve-se levar bastante em consideração a opinião de quem o fornece.


Não possuo um sistema: Nesse caso, antes de mais nada, deve procurar por um sistema de boa qualidade que una estabilidade do seu funcionamento a uma boa equipe de suporte. A Manchester Automação tem soluções ideais e sob medida pra cada tipo de seguimento. Entre em contato e tenha consultoria grátis sobre tudo que precisa para se adequar a esse novo modelo de fiscalização.


Não possuo internet no estabelecimento: Caso se enquadre nesse tópico, primeiramente procure por um bom provedor de internet de sua região e peça a instalação de um ponto de rede em seu estabelecimento. Recomendamos conexão banda larga, de empresas consagradas no mercado, já que em caso de perda de sinal por muitos dias seu ponto de venda pode sofrer paralisação total.


É importante também, salientar nesse momento ao técnico que realizará a instalação, que a internet deve chegar até o equipamento por conexão via cabo e o ponto de rede deve estar próximo ao ponto de venda, como caixa ou balcão.



Conte sempre com a Manchester


A Manchester Automação possui vasta experiência em automação comercial e podemos te ajudar com quaisquer dúvidas que tenha em relação ao sat e a outros diversos assuntos envolvendo sua empresa. Sinta-se à vontade para nos procurar caso precise. Será um prazer conversar com você.

16 visualizações