• Cesar De Nadai

Home Office - Como se adaptar a nova rotina?

Trabalhar na modalidade Home Office está sendo uma alternativa excelente para diversas empresas não pararem suas atividades no período que estamos vivenciando. Contudo, alguns cuidados devem ser tomados para evitar perda de produtividade, cuidados estes ligados a organização da nova rotina e a criação de novos hábitos que possibilitem que o funcionário se ajuste para manter suas atividades e saúde mental em dia.



Abaixo, algumas dicas para você aproveitar e se destacar no seu trabalho!


Estabeleça um local na casa para ser seu escritório: trabalhar um dia em cada lugar pode diminuir a produtividade, uma vez que nosso cérebro funciona melhor com rotinas mais definidas, que nos ajudam a criar disciplina com nossas tarefas.


Combinados precisam ser feitos com os familiares: Você precisa conversar com todas pessoas que moram em sua casa sobre seu novo modelo de trabalho. Ou seja:Tô trabalhando e não de férias!


Estabeleça uma carga horária ou continue com a que você já tem: não ter horários fixos pode te prejudicar muito, pelo mesmo pressuposto dito acima. Por isso, não deixe seu horário passar porque ficou com preguiça de acordar, por exemplo.


Evite distrações: faça isso, primeiramente, pela escolha de um bom local para tal dentro da sua casa, e também por comunicar à sua família e restante dos moradores que você não estará disponível para demandas pessoais durante o horário do expediente. Interrupções acontecem em casa (ou em qualquer lugar), fique consciente para perceber se você está sendo interrompido constantemente. Telefone, cachorros, filhos e outras coisas podem ser pontos de interrupção.


Preze pela boa comunicação: lembre-se de se comunicar sempre com a sua equipe. Você está trabalhando de casa, mas não está trabalhando sozinho, sua equipe ainda tem que ser incluída nas suas ações.


Faça pausas: ficar o expediente inteiro sentado em frente ao computador tentando realizar todas as tarefas de uma vez não é a melhor opção. Faça pequenas pausas, estique as pernas, tome um café, coma uma fruta, mantenha sua cabeça tranquila.


Mantenha o local de trabalho organizado: trabalhar em um ambiente desorganizado trará desorganização para suas tarefas diárias. Por isso, tente manter o ambiente limpo e agradável, visando trazer ordem para as operações.


Saia do trabalho ao fim do expediente: o simples ato de sair do ambiente em que você ficou trabalhando pode ajudar muito. Levante e vá fazer outras coisas, deixe seu cérebro saber que agora é momento de descanso.


Escolha um espaço bem iluminado: trabalhar em ambientes escuros pode aumentar o sono e, consequentemente, diminuir a produtividade. Além de ser um conforto maior para os olhos, um local iluminado nos traz muito mais motivação e energia.


Celular: talvez ele seja o maior inimigo da produtividade tanto no escritório quanto home office. Tente desativar as notificações e o manter longe. Afinal, somos facilmente distraídos pelas telinhas - e sabemos muito bem disso.


Rotina: tente não mudar completamente sua rotina de trabalho. Faça suas tarefas normalmente, de preferência no horário que você está habituado a fazê-las.


Vestimenta: pode não parecer, mas o modo como nos vestimos afeta muito nossa produtividade. Se você ficar de pijama, por exemplo, é possível que seu cérebro entenda que aquele momento é de relaxar e não de focar e produzir.


Peça ajuda: caso tenha dificuldade em realizar o trabalho remoto, comunique isso para o seu líder. Uma vez que ele souber do seu impedimento, certamente tentará realizar um acompanhamento mais próximo para te auxiliar nesse processo.


Mantenha-se saudável: Beba água, levante-se e faça alongamentos básicos algumas vezes durante o dia. Evite ficar muito tempo sentado direto. Diversos apps de práticas físicas estão disponibilizando acesso gratuito durante esse período, procure inserir na sua rotina essas práticas para manter o corpo ativo e mente saudável.


Práticas não recomendadas


Negligenciar seu horário: seja comprometido com seu horário como sempre foi. Caso você sempre durma a mais só porque não tem que chegar em nenhum lugar em determinado horário, seu foco pode ser prejudicado.


Levar o trabalho para a cama/sofá: evite ao máximo levar o computador para a cama ou para o sofá. Não são ambientes que favorecem o foco, muito menos a produtividade, e você poderá acabar dormindo.


Não separar a vida profissional da vida pessoal: cuidado para não ficar pensando em tarefas de casa ou da vida pessoal que você precisa realizar enquanto estiver no horário de expediente.


Quebrar o fluxo de trabalho: tente sempre manter o seu fluxo de trabalho. Evite ao máximo parar para realizar tarefas pessoais e/ou domésticas, prefira marcar compromissos pessoais no início ou final do dia.


O mundo vai mudar e precisamos nos adaptar. O home office será muito importante a partir de agora e quem souber operar nesse formato, terá um grande diferencial em seu currículo.


Forte abraço!

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