• Marco A. S. Souza

COVID-19: O que fazer enquanto minha loja está fechada?

Atualizado: Mar 24




O Brasil está passando pela pandemia do novo coronavírus e muitos estabelecimentos deverão paralisar sua operação para contê-lo. Nesse momento, já que as principais atividades das empresas ficarão comprometidas, que tal aproveitar o tempo disponível para ações secundárias, que podem te trazer algum benefício em breve, quando o cenário se normalizar?


Listamos algumas dessas ações pra você.



1 - Fazer o inventário do estoque


Talvez um dos maiores desafios do varejo seja contar o estoque enquanto a loja encontra-se aberta. Você acaba de contar uma sessão inteira e antes que possa se sentar para fazer a correção em seu sistema, várias compras foram feitas por clientes, tornando as quantidades contadas diferentes à realidade. Por isso é um bom momento para se fazer essa contagem. Sem saída de produtos, sem diferenças nas quantidades.



2 - Organizar documentos


A realidade do pequeno varejo inclui quase sempre um proprietário muito atuante na operação da empresa. É comum vermos os donos trabalhando no caixa, na padaria, no açougue, ou em outras áreas. Essa atuação na esfera operacional muitas vezes impossibilita o uso do tempo em ações que quase nunca são delegadas a colaboradores, como a organização e armazenamento de documentos. A paralisação atual pode ser o momento ideal para mergulhar na papelada e deixar tudo organizado.



3 - Estudar


Quem nunca deixou de estudar algo que gostaria por falta de tempo, não é mesmo?

Talvez esse tempo tenha chegado agora, pois, além da quarentena nos obrigar a ficar em casa, várias plataformas de ensino EAD liberaram essa semana conteúdos gratuitos para estudar em casa. Segue algumas delas:

- FGV: https://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/?goback=%2Egde_1876153_member_208379733


- Udemy: https://www.udemy.com/


- SENAI: https://online.sp.senai.br/institucional/3722/3840/cursos-gratuitos



Também existe conteúdo criado pela Manchester Automação para suprir necessidades específicas sobre a utilização de seus serviços.


- Base de Conhecimento Manchester Automação: https://manchesterautomacao.freshdesk.com/support/solutions/folders/4800066858



4 - Entrevistas por vídeo chamada


Você está otimista que logo essa fase ruim chegará ao fim e já está preocupado com aquelas vagas em aberto na sua empresa. Aproveite o momento e entreviste candidatos utilizando ferramentas de vídeo chama, como Whatsapp, Skype, Hangouts ou similares.



5 - Ajudar quem precisa


Se sua empresa for do setor alimentício, é possível separar alimentos que terão sua validade vencida nas próximas semanas e organizar uma doação para instituições de caridade de sua região. Apesar de toda dificuldade que estejamos passando nesse momento delicado, sempre haverão aqueles que precisam de ainda mais ajuda.



Além de tudo isso, faça sua parte, siga as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde e mantenha a calma. Lembre-se que nos primeiros locais onde a doença se espalhou o vírus perdeu força e a epidemia desacelerou. Logo tudo ficará bem por aqui também.


0 visualização