• Marco A. S. Souza

Por que investir em automação comercial para minha loja

Atualizado: 28 de Jun de 2019

Não é só na indústria que os processos se tornaram automatizados. A modernização das atividades também chegou ao comércio. Hoje, as lojas do varejo podem e devem se beneficiar da facilidade de ter procedimentos mais automáticos no seu cotidiano. isso porque, a automação comercial gera vantagens competitivas importantes para quem usa este tipo de solução.


Quer saber por que a automação comercial tem sido um investimento cada vez mais frequente entre os lojistas? Vamos apresentar alguns dos principais benefícios ao utilizar ferramentas automatizadas.



Bem-vindo ao post no seu blog. Use este espaço para conectar-se com seus leitores e com seus clientes potenciais de uma forma atualizada e interessante. Pense nisso como uma conversa na qual você pode compartilhar atualizações sobre o negócio, tendências, notícias e muito mais.

Os benefícios da automação comercial para o varejo


Mas, do que, de fato, falamos quando citamos a automação comercial? Simples. Não imagine grandes robôs e máquinas realizando o trabalho dos seus vendedores. É claro que isso já pode ser visto nas indústrias, no agronegócio, na medicina entre outros segmentos.

No entanto, a automação comercial é uma aplicação da tecnologia muito mais próxima ao dia a dia do lojista. Os conhecidos softwares de gestão é um exemplo prático. Essas ferramentas foram sendo renovadas ao longo dos últimos anos com a expansão da internet, dos sistemas em nuvem, dos dispositivos digitais (smartphones, tablets e notebooks) e seus aplicativos.


Hoje, os sistemas de gestão de loja para automação comercial são mais simples, rápidos e intuitivos de usar. Além disso, já são mais personalizados para as atender as necessidades do varejo, especialmente dos micro e pequenos, inclusive em relação ao investimento para implantação da solução.

Vamos conhecer seus benefícios.


A gestão se torna mais eficiente


De forma geral, um sistema de gestão para automação comercial vai digitalizar os processos, ajudando a registrar, organizar e controlar dados e operações da loja. Portanto, vai facilitar bastante a rotina administrativa, sendo essencial para qualquer negócio que busca inovar e se diferenciar no mercado.

Por meio de uma sequência ordenada e automática permitida pela ferramenta, as atividades da loja ganham eficiência e precisão. Cada dado referente a uma operação de venda, alteração de estoque, emissão de nota fiscal, cadastro de cliente, por exemplo, quando registrado no sistema, logo é armazenado de forma segura e organizada e se mantém atualizado para análise posterior.


As informações ficam centralizadas e podem ser facilmente acessadas pelo gestor – inclusive por dispositivos móveis. Assim, ele pode se basear em números confiáveis para  identificar demandas e atender necessidades pontuais do negócio. Com planejamento, toma decisões mais acertadas, reduzindo custos e ações desnecessárias, além de poder cumprir rigorosamente as obrigações fiscais e tributárias.

Redução de custos é realidade


Para ter rentabilidade e lucratividade, os micro e pequenos lojistas não podem “simplesmente” vender mais. É preciso também gastar menos. Ou seja, a redução de custos também é um desafio diário. Enxugar despesas extras, não desperdiçar recursos com estoque parado, conhecer os produtos que vendem mais, entre outros.


Mas para lidar bem com as finanças é fundamental ter organização e conhecer os gargalos do negócio, seja no estoque, nas vendas ou na compra de insumos. Com um sistema de gestão para automação comercial, essa tarefa é facilitada. O gestor tem um visão geral do andamento das operações e consegue controlar os números em tempo real. Também pode buscar por relatórios periódicos, que mostram o desempenho da loja na semana, quinzena, mês, trimestre, ano, e até datas específicas, por exemplo.


Os clientes sentem a diferença


Quando você investe em uma ferramenta de automação comercial para a sua loja, o atendimento ao clientes também é afetado positivamente. A busca por produtos (mesmo os mais específicos e difíceis de localizar no estoque), o faturamento de pedidos, a emissão de crediário, a efetivação da venda na frente de caixa. Tudo ganha agilidade por estar integrado e automatizado.


Isso leva a uma experiência de compra melhorada sob o ponto de vista do consumidor, que não perde tempo em filas, esperando pela mercadoria, pagamento ou nota fiscal.

Outro ponto é que os vendedores não têm a necessidade de realizar tantos levantamento e conferências, aumentando a produtividade e podendo dar mais atenção aos clientes. Assim, a maiores chances de ficarem satisfeitos e retornar para uma nova compra, facilitando o processo de fidelização.


Vantagem competitiva no mercado


Com processos mais ágeis, possibilidade de redução de custos e melhora na produtividade, duas coisas acontecem: sua loja passa a ter mais capital disponível para investir e os produtos podem experimentar uma redução pontual de preços. Além disso, com o atendimento mais ágil e melhor, os clientes ficam mais satisfeitos e o retorno para novas vendas fica facilitado.


Mesmo que sua loja seja menor ou tenha sido aberta recentemente, tudo isso fará com que ela ganhe uma vantagem competitiva e se torne mais forte para encarar os desafios do mercado.


Planejamento continua sendo fundamental


Como vimos, a automação comercial é capaz de trazer todos inúmeros benefícios para a sua loja. Mas não se engane ao achar que esse processo acontece sozinho. Para ser relevante e realmente trazer mudanças positivas para a gestão, é preciso que estes sistemas atendam às necessidades específicas da sua loja.


Por isso, tudo começa com um bom planejamento e avaliação de necessidades mais importantes ou mais urgentes. A escolha do software certo, portanto, deve ser feita baseando-se nessas necessidades e possibilidades da loja, de modo a garantir a solução mais adaptada e personalizada possível.


Não menos importante, é preciso treinar a equipe para lidar com as ferramentas da automação também é importante para conseguir extrair o máximo possível dessa solução.

Quando a automação já estiver fazendo parte da sua loja, não se esqueça de acompanhar, mensurar e comparar os resultados. Por mais que ela seja benéfica por si só, ela sempre pode ser otimizada e fornecer resultados melhores e por isso o acompanhamento é tão indispensável.


Portanto, com planejamento, treinamento da equipe e a ferramenta certa, você tem a garantia de que poderá desfrutar de todos os benefícios desse investimento.


Você está considerando alguma possibilidade de automação comercial? Conheças as vantagens do sistema Hiper, que é focado para otimizar a gestão de micro e pequenos negócios.  Se tiver alguma dúvida, entre em contato com nossos especialistas ou solicite uma ligação.

0 visualização