• Marco A. S. Souza

Como as indicações podem impulsionar suas vendas?

Já aconteceu com você uma situação em que você fica tão feliz com a qualidade de um produto ou serviço que sai contando pra todo mundo sobre o quão boa foi a sua experiência com ele?





Em nossas relações humanas gostamos de contar sobre tudo de bom — e de ruim — que acontece conosco, envolvendo empresas, produtos e serviços. Essas pequenas histórias quase sempre compõem uma conversa maior e geram curiosidade e, em muitos casos, até necessidade de compra por parte do ouvinte. Por isso, cada vez mais empresas apostam nas indicações como estratégia de geração de leads.


Separamos algumas dicas práticas pra você que quer começar a gerar negócios baseados em indicações. Anote aí:



Atenda com qualidade


Um cliente bem atendido vai falar sobre seu trabalho pra muita gente, por isso, não

economize esforços para entregar o melhor produto ou serviço a ele.


Além de fazer o que ele espera de você, tente entregar algo a mais. Olha só, nem sempre o "algo a mais" envolve gastos extras, okay? Existem diversas maneiras grátis de impressioná-lo, como uma cartinha de agradecimento feita à mão, uma anotação com o nome dele na sala de reuniões, uma foto publicada nas redes sociais... enfim, abuse da criatividade!



Cuide da sua reputação


Como dito anteriormente, quando as coisas não vão bem, seu cliente continuará a falar de você, nesse caso, claro, fazendo o efeito reverso.


Sua empresa irá cometer erros, é um fato. Todas cometem! Mas a sua atitude para minimizar os problemas frente ao cliente depois disso será crucial para classificá-lo na turma dos maus ou dos bons. Logo, cometer erros não é o problema. Não fazer nada depois disso, é.


Nem precisa dizer que, salvas raras exceções, ninguém contrata empresas com má reputação, né?




Se possível, reconheça


Às vezes ficamos sabendo sobre quando indicam nossa marca, principalmente quando fechamos negócios com os leads provenientes delas. Nessas horas, se possível contate o cliente indicador e dê algo a ele, seja uma comissão, um desconto na próxima compra ou até mesmo um MUITO OBRIGADO. Isso te ajuda a engajá-lo ainda mais com sua marca.




Escolha seus aliados


Dependendo do ramo de atuação, é possível escolher parceiros estratégicos, onde a indicação pode, por exemplo, ocorrer de forma mútua. Por exemplo, imagine que você é um encanador que sempre indica um amigo pintor. Seu amigo pintor, por sua vez, pode te indicar também, porque é comum numa obra existir a necessidade do trabalho de pintores e encanadores.


Pense em setores que trabalham em conjunto com o seu e busque aliados para indicações mútuas.



Mãos à obra!


Agora que você já sabe sobre as vantagens de contar com indicações para melhorar o desempenho das suas vendas, comece a montar sua estratégia, escolha seus aliados e, boas vendas!



Nós da Manchester Automação contamos com uma plataforma de indicações, o indicamais,

que tem como objetivo colher indicações de escritórios de contabilidade e tornar transparente toda negociação. Uma vez que tenha sido positiva, o contador recebe os valores diretamente na plataforma, tornando todo o processo muito prático e fluído.

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