• Marco A. S. Souza

Aumente suas vendas: 5 dicas para melhorar o atendimento ao cliente

Os clientes estão entre os principais ativos de qualquer negócio. Afinal, são eles os responsáveis por trazerem receita para a empresa. Diante disso, você já deve saber como é importante criar uma cultura focada na resolução de problemas dos clientes.


Mais que vender um produto ou serviço, sua empresa deve saber que vende uma solução para algo que os consumidores precisam. Pensando no assunto, apresentamos a seguir 5 dicas práticas para melhorar o atendimento ao cliente em sua loja. Confira!



1. Seja transparente


A transparência é um dos pilares fundamentais para manter qualquer relacionamento e isso não é diferente no caso do atendimento ao cliente. Afinal, a sinceridade faz com que nossas fragilidades fiquem expostas, o que nos torna mais humanos, e é fundamental para transmitir confiança e aumentar as vendas.


Por isso, se um produto está em falta, se não compreendeu o que o cliente quis dizer, se cometeu algum erro ou qualquer outra questão parecida, seja transparente. Assuma que não entendeu, que cometeu uma falha ou até mesmo que não tem como ajudá-lo no momento, mas que vai se empenhar para descobrir como fazer isso.

2. Dê atenção e seja rápido


Foco e atenção são imprescindíveis para prestar um bom atendimento. Mas isso não significa que você precisa de muito tempo para ser gentil e criar uma conexão com o cliente. Atualmente, tudo acontece de forma muito rápida, então as pessoas não têm mais paciência para esperar muito tempo por uma resposta.


Por outro lado, sentir que o vendedor se dedicou ao atendimento também é um diferencial. Equilibrar esses dois lados, portanto, é fundamental para oferecer um melhor atendimento aos clientes.



3. Invista em capacitação


Como falamos, é importante que você se dedique a criar na empresa uma cultura de atendimento com foco na resolução de problemas. Uma das formas de fazer isso é por meio de capacitações e treinamentos dos vendedores.


Sua equipe é o principal ponto de contato com os clientes, então ela precisa estar preparada para realizar um excelente trabalho. Esses treinamentos podem acontecer em forma de palestras, cursos, troca de experiências, entre outros.


4. Surpreenda o cliente


Superar as expectativas do cliente deve ser sempre o objetivo da sua equipe. Isso não significa fazer coisas impossíveis, muito pelo contrário. Às vezes esse tipo de inovação pode acontecer nos detalhes mais simples do atendimento.


Uma das formas de fazer isso é conhecer o serviço dos concorrentes e buscar formas de oferecer algo melhor. Outra opção é focar em necessidades específicas do seu público, como locais para que pessoas idosas possam se sentar ou para que crianças possam se distrair, por exemplo.


5. Não esqueça do pós-vendas


Engana-se quem pensa que o relacionamento com o cliente termina quando a venda é feita. Uma das etapas de atendimento que você não pode deixar de dar atenção é o pós-vendas, pois ela é fundamental para gerar novos negócios.


As estratégias de pós-venda são responsáveis por fidelizar os clientes e fazê-los voltar a comprar na sua loja, assim como indicá-la para outras pessoas. Usar um software de gestão com dados sobre o cliente, redes sociais e e-mail são algumas formas de cultivar o relacionamento e gerar novas oportunidades.

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