• Marco A. S. Souza

5 motivos para usar comandas eletrônicas em seu bar ou restaurante

É comum recebermos uma comanda eletrônica ao entrar em bares, padarias e restaurantes. Cada vez mais estabelecimentos estão adotando esse tipo de tecnologia para controlar o consumo de seus clientes, mas, você sabe quais são as vantagens de usá-la em relação aos demais tipos de controle?



1 - Redução de Filas


É uma forma de numerar cada um dos seus clientes presentes em seu estabelecimento. Dentro de um sistema, a comanda representará um número e esse será usado para informar ao operador de caixa quais itens foram consumidos pelo seu cliente, simplificando a cobrança do mesmo no caixa.


Um impacto direto dessa agilidade é a redução das filas. Em vez de digitar um por um dos itens, ao processar a comanda todos os itens já serão relacionados na venda.


2 - Redução no consumo de papel


Ao substituir as comandas de papel por comandas eletrônicas, sua empresa torna-e responsável pela redução do desmatamento e preservação do meio ambiente.

Além de fazer a sua parte na corrida para salvar o planeta e do valor ecológico atribuído à sua marca, a ausência dos gastos com papel significarão um valor expressivo a longo prazo.


3 - Redução de erros operacionais


É comum em estabelecimentos que usam comandas de papel, equívocos e esquecimentos sobre o que é registrado referente ao consumo dos clientes. Nos períodos mais movimentados, é exigida muita agilidade por parte da equipe de atendimento e por vezes, antes de terminar de atender um cliente outro já chama para realizar um novo pedido.


Nesse processo, muitas vezes ocorre a confusão sobre o que é ou deixa de ser registrado na comanda de papel, já que essa exige maior concentração por parte do atendente. Delegando parte desse processo a leitores de códigos de barras e um bom sistema de gestão unidos às comandas eletrônicas, a tendência é diminuir os erros operacionais, contribuindo para a contenção de prejuízos financeiros e de relacionamento com o cliente.


4 - Clientes que saem sem pagar


Infelizmente ainda é realidade de quase todo comerciante, independente do setor, sofrer pequenos furtos e fraudes por parte de seus clientes. Se tratando de bares e restaurantes não é diferente, pois é comum ouvirmos reclamações de proprietários sobre clientes que saíram sem pagar a conta.


Com as comandas eletrônicas é possível elaborar um processo de checkout, onde antes de um cliente deixar o estabelecimento a comanda é conferida no sistema. Caso não tenha sido liquidada o cliente será encaminhado ao caixa. Caso contrário, liberado para sair. A vantagem nisso em relação ao papel é na dificuldade de extravio e burlamento do conteúdo da comanda.


5 - Existe um fornecedor pertinho de você


A Manchester Automação possui as melhores soluções em termos de comandas eletrônicas e sistemas de gestão para bares e restaurantes. Podemos te ajudar na adequação de seu processo para que você pare de perder dinheiro com questões operacionais e garanta o melhor atendimento e ambiente para seu cliente.



Vivemos em um mundo de constante evolução e a tecnologia vem para nos ajudar a crescer, como pessoas e empresas. A adoção da tecnologia nos estabelecimentos comerciais contribui muito com o crescimento saudável das empresas, permitindo adotar técnicas e processos que atendem o cliente de forma plena.


Acompanhe essa evolução você também, fale com a Manchester e tenha o melhor da tecnologia no seu negócio.

25 visualizações