• Marco A. S. Souza

4 Razões para utilizar registro de ponto eletrônico em sua empresa

Atualizado: 13 de Nov de 2019

Não é a toa que cada vez mais empresas estão se modernizando quando o assunto é o registro do ponto de seus colaboradores. São muitas as vantagens em substituir os antigos relógios cartográficos por equipamentos mais modernos. Fique ligado e descubra 4 vantagens em adotar essa tecnologia em sua empresa.




1 - Redução de Fraudes


Infelizmente, existem algumas trapaças que são muito conhecidas no meio corporativo e uma das mais clássicas é aquela onde um colaborador falta ao trabalho, ou de repente se atrasa, mas manda uma mensagem para o colega pedindo para que bata o ponto para ele. O indivíduo vai até o local onde fica o relógio, procura o cartão com o nome do colega, olha para os lados e faz o registro. Ninguém ficou sabendo.


Com os relógios com biometria integrada essa prática fica muito mais difícil de ser executada. Claro que existem casos onde dedos falsos com as digitais impressas foram usados, mas convenhamos, existe uma enorme diferença em termos de dificuldade entre uma "solução" e outra. Via de regra os leitores biométricos obrigam a presença do colaborador para o registro de ponto, evitando assim essa prática tão comum e desonesta.



2 - Elimina Rasuras


Eis que você trabalha no RH da empresa e precisa decifrar anotações dos colaboradores nos cartões de ponto. Não dá pra distribuir um caderninho de caligrafia entre os funcionários, né? Então é melhor contar com a impressão do relógio, para que as anotações sejam padronizadas e sempre legíveis.



3 - Controle através de um sistema


Responda rápido: Quantas horas de trabalho foram desperdiçadas no último mês, se somar as faltas e atrasos de toda sua equipe?

Não acredito, você não tem acesso a esses números?! Então como pode orientá-los em relação aos atrasos, ou saber se os atrasos estão dentro de uma média, se não conhece esses dados?


Esse é só um exemplo do que pode agregar a suas rotinas de trabalho se adotar um sistema para fazer a gestão e tratamento das marcações de ponto de seus funcionários. Existe inclusive versões na nuvem, podendo ser acessados de qualquer dispositivo.



4 - Integração com sistemas de Folha de Pagamento


Outro desafio envolvendo registro de ponto é ter de lançar todas as marcações manualmente no software de folha de pagamento, para que sejam calculados os salários.


Sobre isso, é possível otimizar o processo exportando arquivos digitais do relógio de ponto eletrônico (ou, se tiver opção, do sistema de gestão de ponto) e importando-os diretamente no software de folha, deixando tudo mais fluído e rápido. Com isso você economiza muito tempo naqueles dias mais corridos de fechamento mensal.



Espero que essas vantagens tenham sido convincentes e te ajudem na tomada de decisão rumo a modernização do registro e armazenamento do ponto em sua empresa.


Como consideração final, gostaria de alertá-lo sobre a importância de escolher bons parceiros para te ajudar com esse desafio. Você precisará de orientação e suporte para essa mudança de paradigma e o ideal é que possa contar sempre com alguém pra te ajudar com isso.


A Manchester Automação atua há mais de 30 anos no mercado e tem profissionais especialistas nesse assunto, portanto, conte conosco.




24 visualizações1 comentário